sábado, 18 de fevereiro de 2012

As palavras de Bento XVI durante o Ângelus deste VI Domingo do Tempo Comum


"O AMOR DE DEUS É MAIS FORTE DO QUE QUALQUER MAL"



CIDADE DO VATICANO, 12 de fevereiro de 2012

Queridos irmãos e irmãs!

Domingo passado vimos que Jesus, na sua vida pública, curou muitos doentes, revelndo que Deus quer para o homem a vida, a vida em plenitude. O Evangelho deste domingo (Mar 1, 40-45) nos mostra Jesus em contato com a doença considerada naquele tempo, a mais grave, a ponto de render a pessoa “impura” e de excluí-la das relações sociais: falamos da lepra. Uma legislação especial (cfr Lv13-14) reservava aos sacerdotes a tarefa de declarar a pessoa leprosa, ou seja, impura; e da mesma maneira cabia ao sacerdote constatar a cura e readmitir o doente curado na vida normal.

Enquanto Jesus andava a predicar pelos vilarejos da Galileia, um leproso lhe veio ao encontro e lhe disse: “Se queres, tens o poder de curar-me!”. Jesus não foge do contato com aquele homem, ao contrário, impulsionado por uma íntima participação à sua condição, estende a mão e o toca – superando a proibição legal – e lhe diz: “Eu quero: fica curado!”. Naquele gesto e naquelas palavras de Cristo está toda a história da salvação. Está encarnada a vontade de Deus de curar-nos, de purificar-nos do mal que desfigura e que arruína as nossas relações. Naquele contato entre as mãos de Jesus e o leproso é abatida toda barreira entre Deus e a impuridade humana, entre o sagrado e o seu oposto, não para negar o mal e a sua força negativa, mas para demonstrar que o amor de Deus é mais forte do que qualquer mal, mesmo aquele mais contagioso e horrível. Jesus tomou sobre si as nossas enfermidades, se fez “leproso” para que nós fôssemos purificados.

Um esplêndido comentário existencial deste Evangelho é a célebre experiência de São Francisco de Assis, que ele reassume no início de seu Testamento: “O Senhor disse a mim, frei Francisco, para começar a fazer penitência assim: quando estava no pecado, me parecia algo muito amargo ver os leprosos; o Senhor mesmo me conduziu entre eles e usou com eles misericórdia. E afastando-me deles, aquilo que me parecia amargo foi transformando-se em docilidade de alma e de corpo . E então, sai do mundo”. Naqueles leprosos, que Francisco encontrou enquanto ainda estava “no pecado”, estava presente Jesus; e quando Francisco se aproximou de um deles, vencendo a própria aversão, o abraçou, Jesus o curou da sua lepra, isto é do seu orgulho, e o converteu ao amor de Deus. Eis a vitória de Cristo, que é a nossa cura profunda e a nossa ressurreição a vida nova!

Queridos amigos, dirijamo-nos em oração à Virgem Maria, que ontem celebramos fazendo memória de sua aparição em Lourdes. À Santa Bernadete, Nossa Senhora entregou uma mensagem sempre atual: o convite à oração e à penitencia. Através de sua Mãe é sempre Jesus que vem ao nosso encontro, para liberar-nos de toda doença do corpo e da alma. Deixemo-nos tocar e purificar por Ele, e usemos misericórdia para com nossos irmãos!

(Após o Ângelus)

Queridos irmãos e irmãs!

Acompanho com muita apreensão os dramáticos e crescentes episódios de violência na Síria. Nos últimos dias estes provocaram muitas vítimas. Recordo em orações as vítimas, dentre elas algumas crianças, os feridos e todos os que sofrem as consequências de um conflito sempre mais preocupante. Também renovo um premente apelo ao fim da violência e do derramamento de sangue. Enfim, convido a todos – e, sobretudo as Autoridades políticas da Síria- a privilegiar as vias do diálogo, da reconciliação e do compromisso pela paz. É urgente responder as legitimas aspirações dos diversos componentes das Nações, como também da comunidade internacional, preocupada com o bem comum de toda a sociedade e da Região.

0 comentários:

Postar um comentário